Rondônia, segunda-feira, 17 de maio de 2021
  Notícias

UNECS e FCS publicam carta aberta e cobram ações efetivas de combate à pandemia
25/03/2021 - 15:32 - ( Informe a categoria )

A UNECS – União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços e a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo – FCS divulgaram nesta quarta-feira (24) carta aberta em que exortam o governo federal a liderar o necessário processo de combate ao COVID-19, com envolvimento do Congresso, Judiciário e de toda a sociedade. Ambas pedem ainda a retomada de ações urgentes de socorro à população brasileira afetada pela pandemia.

“Não podemos aceitar tanta demora enquanto milhões de pessoas sofrem as consequências da crise, do desemprego e da fome que tem aumentado a cada dia. Os cidadãos brasileiros e os setores produtivos precisam de socorro e condução ordenada para superar a crise atual, a população não pode mais suportar o aumento dos preços de itens básicos da cesta básica e de combustível”, dizem.

O documento destaca também a necessidade de se aprovar medidas emergenciais “que garantam a sustentabilidade das empresas brasileiras, sobretudo as micro e pequenas, responsáveis por mais de 70% dos postos de trabalho do país”.

Além de reafirmar o compromisso do empresariado e dos parlamentares que formam a Frente com a solução da crise, a UNECS e a FCS elencam as medidas que consideram fundamentais e eficientes de combate à pandemia:

  • Criação de gabinete de crise nacional, sincronizando todas as ações em nível nacional, com ajustes regionais, porém coordenados;

  • Ampliação do número de leitos hospitalares;

  • Intensificação da fiscalização aos estabelecimentos comerciais e residenciais que descumpram as regras de distanciamento e de aglomerações;

  • Realização de campanha nacional de conscientização do Ministério da Saúde, usando todos os meios de comunicação, reiterando a necessidade e a importância das medidas de proteção contra a disseminação do vírus e de distanciamento social;

  • Aumento e controle das frotas de transporte público;

  • Agilidade na vacinação;

  • Diálogo com a sociedade civil organizada, para que os governos estaduais e municipais mantenham um canal aberto e construtivo com as entidades representativas em busca de alternativas conjuntas para o enfrentamento da crise.

A carta, assinada por José César da Costa, presidente da UNECS e da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e Empreendedorismo (FCS), pode ser lida na íntegra AQUI.

Reunião

A decisão da divulgação de carta aberta conjunta foi tomada durante reunião entre os presidentes das entidades que formam a Unecs e os parlamentares da FCS, que estiveram reunidos por videoconferência nesta quarta-feira (24), comandada pelo presidente da Frente, deputado Efraim Filho.

No encontro, eles debateram pautas prioritárias do setor em tramitação no Congresso Nacional e, em especial, as medidas urgentes para combater os impactos da pandemia da Covid-19. Também foi apresentada a nova composição da diretoria da Frente Parlamentar. CLIQUE AQUI para conhecer os membros.

UNECS

O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, já havia participado na terça-feira (23) do primeiro encontro virtual da Unecs em 2021. Foram debatidas a pauta coletiva prioritária do setor e as ações de socorro ao setor de comércio e serviços diante da pandemia.

Fonte : ABAD NEWS    Autor : ABAD NEWS

 

Nossos parceiros



Singaro - Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia - Av. Guaporé- 3427 - Bairro Agenor de Carvalho - Porto Velho - RO
Nossos Telefones : (69) 3225 - 0171 / 3225 - 9323 - singaro.rondonia@hotmail.com