1/3/2013
-
10:53
- (
Nacional
)
A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) que, neste ano, o governo vai buscar uma "racionalidade nos tributos". O comentário foi feito durante discurso da presidente na 40ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
"Não temos todo o dinheiro do mundo para fazer desoneração, mas, no ano passado, fizemos desonerações significativas, o que não conseguimos fazer é tudo de uma vez só. Não é razoável, provoca desequilíbrio", disse a presidente Dilma.
No Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública, lançado na semana passada pelo Tesouro Nacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, escreveu que estudos sobre a desoneração do PIS e da Cofins estão sobre a mesa dos técnicos da equipe econômica do governo.
Com instrumentos tributários, ainda que pontuais, o governo pretende dar um empurrão no crescimento este ano, apesar da expectativa ser de uma expansão mais forte apenas a partir de 2014. A questão é que o artifício de isenções foi bastante usado no ano passado, quando o governo lançou mão de uma série de desonerações voltadas para estimular o consumo das famílias. Mesmo assim, o efeito sobre o Produto Interno Bruto (PIB) não gerou motivos para comemoração.
Fonte: o Estado de S. Paulo
|