Com todos os patrocinadores e apoiadores do evento no palco, os representantes das empresas vencedoras receberam a premiação das mãos do presidente Leonardo Miguel Severini e de Domenico Tremaroli Filho, retail vertical diretor Brazil da NielsenIQ.
Conheça, abaixo, os vencedores deste ano segmentados por região geográfica:
Região Norte
Acre – Ecoacre
Amazonas – Superatacado Nova Era
Amapá – Armazem Brasil
Pará – Preço Baixo Atacadista
Rondônia – Distribuidora Coimbra
Roraima – Parima Distribuidora
Tocantins – Quartetto Atacado
Região Nordeste
Alagoas – Grupo Andrade
Bahia – Atakadão Atakarejo
Ceará – Dec Dag/Merchant
Maranhão – Comcarne Comercial De Carne Ltda
Paraíba – Nordece
Pernambuco – Masterboi
Piauí – Grupo Jorge Batista
Rio Grande do Norte – Riograndense Distribuidora
Sergipe – Megga Distribuidora
Região Centro-Oeste
Distrito Federal – Grupo Dia A Dia
Goiás – JC Distribuição / Costa Atacadão
Mato Grosso do Sul – Sdb – Divisão Atacado Bate Forte
Mato Grosso – Norte Sul Real Distribuidora
Região Sudeste
Espírito Santo – Unimarka
Minas Gerais – Grupo Martins
Rio de Janeiro – Playvender
São Paulo – Servimed
Região Sul
Paraná – Destro Macroatacado
Rio Grande do Sul – Oniz Distribuidora
Santa Catarina – Delly’s Food Service
Ranking ABAD NielsenIQ 2024 – Ano Base 2023
O atacadista distribuidor brasileiro fechou 2023 com faturamento de R$ 403,9 bilhões, a preço de varejo, o que representa crescimento nominal de +10,9% e real de +6,28% com relação ao ano anterior, sendo descontada a inflação oficial pelo IPCA de 4,62%. Os resultados do Ranking ABAD NielsenIQ 2024 – Ano base 2023, estudo realizado pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) em parceria com a consultoria NielsenIQ, foram apresentados na noite desta terça-feira, 18 de junho, durante a Convenção ABAD 2024 ATIBAIA.
Outro ponto importante, segundo o estudo, é que esse faturamento representa aproximadamente 52,5% do mercado geral de consumo (que cresceu +9,7% e chegou a um total estimado em R$ 769 bilhões de acordo com avaliação da NielsenIQ), melhor marca desde 2019, cenário pré-pandemia quando o percentual atingiu 53%.
Nesta edição, a pesquisa bateu o recorde com 740 respondentes, o que fortalece a representatividade numérica do atacado distribuidor, que chega a 55,2% de participação dentro do rol de produtos vendidos pelo varejo ao consumidor.
Respondentes têm acesso à plataforma de BI
Uma novidade interessante deste ano do Ranking ABAD NielsenIQ diz respeito à parceria entre a ABAD e a Targit no desenvolvimento de uma plataforma de BI – Business Intelligence que permite a análise dos dados da pesquisa em diversas instâncias. A ferramenta está disponível a todas as 740 empresas que responderam à pesquisa.
“A partir de agora, os dados estáticos oferecidos pela Revista Distribuição, que traz uma edição especial do estudo, estarão em dashboard (painel visual) personalizado para extrair relatórios interativos que poderão ser divulgados para filiadas, associados e parceiros, atendendo aos perfis de segurança de acesso definidos pela ABAD”, explica Guilherme Fernandes de Figueiredo, Head de Growth da Targit.