Para estimular a ampliação depolíticas públicas para o desenvolvimento do setor ligado aos agentes deabastecimento do pequeno e médio varejo de âmbito nacional, foi lançada aFrente Parlamentar Mista dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo.O evento aconteceu no auditório Sede da CNC – Confederação Nacional do Comérciode Bens, Serviço e Turismo/SBN – Setor Bancário Norte, em Brasília.
A ação é apoiada desde oinicio pela Associação Brasileira de Distribuidores e Atacadistas (ABAD) e peloSindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), bem como pelas outras26 filiadas da entidade nacional.
A iniciativa da criação daFrente é do deputado federal Antônio Balhmann (PROS-CE). Balhmann é também opresidente da Frente, composta de um corpo diretivo de 38 membros e apoiada pormais de 200 deputados federais e senadores. O objetivo do novo grupo detrabalho é estimular o desenvolvimento e o aprimoramento do comércio atacadistadistribuidor brasileiro e incentivar o fortalecimento da cadeia deabastecimento em todo o território nacional.
De acordo com José do Egito, presidenteda ABAD, o setor atacadista distribuidor – que detém 51,8% de participação nomercado de consumo no Brasil – é o principal canal de comercialização daindústria no país, principalmente em regiões onde a indústria não conseguechegar, o que torna os agentes de distribuição instrumentos fundamentais para ocrescimento econômico do Brasil. Esta importância se torna ainda mais visívelquando se constata que o varejo de vizinhança, por sua vez, não tem potencialde compra para se abastecer diretamente na indústria.
“Embora a Frente seja umainiciativa parlamentar, sua concretização é uma grande vitória dos agentesnacionais de distribuição. Por meio dela, o setor marcará presença nos temasque entrarão em debate no Congresso, garantindo maior representatividadepolítica e maior eficiência na defesa dos legítimos interesses de nossasempresas e da cadeia de abastecimento como um todo”, afirma José do Egito FrotaLopes Filho, presidente da ABAD.
Rondônia
O presidente do Singaro, ElcioRigolon, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Brasília. Segundoele a Frente Parlamentar é um grande ganho para o setor, pois através delaserão discutidos os principais temas de interesse da categoria. “A frenteParlamentar Mista buscará medidas para aumentar a efetividade das políticas,programas e mecanismos existentes e desenvolver ou sugerir a adoção de outrosmais apropriados ao desenvolvimento dos agentes de abastecimento do pequeno emédio varejo”, afirmou o presidente do Singaro.
O estado de Rondônia conta como apoio dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e do deputado federal MoreiraMendes.