Rondônia, sexta-feira, 19 de abril de 2024
  Notícias

Há sinais de crescimento econômico em 2017, diz secretária do Tesouro
15/02/2017 - 08:39 - ( Informe a categoria )

Há sinais de crescimento econômico em 2017, diz secretária do Tesouro

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, disse nesta terça­feira que “há sinais de que o crescimento econômico” virá em 2017. Segundo ela, o país está saindo de forma organizada da crise, implementando reformas para garantir o crescimento de longo prazo. “Essa reversão de expectativas mostra o que foi possível graças a medidas aprovadas em 2016”, disse a secretária.

Questionada sobre o dado do varejo em dezembro pior do que o mercado esperava, Ana Paula avaliou que em um processo
de retomada é normal que haja “indicadores contraditórios”. “Processo de recuperação é assim mesmo. O importante é que o Brasil ganha confiança e trabalha com agenda de recuperação de crescimento de longo prazo”, disse.

Ana Paula lembrou a aprovação, no Congresso Nacional, de um teto para o crescimento dos gastos públicos no país, que passa a ser limitado pela inflação do ano anterior. “A medida do teto é um verdadeiro marco no campo da responsabilidade fiscal”, disse a secretária, que considerou que a instituição do teto para os gastos vai estimular na sociedade a discussão sobre a alocação de recursos, monitoramento, mensuração de resultados e análise de impactos.

”O Estado não pode tudo. O Estado precisa fazer escolhas e escolher é enfrentar os conflitos subjacentes a elas. Se o Estado não pode tudo, a solução do equilíbrio das contas públicos passa pelo aumento da consciência”, disse.

Ana Paula fez as afirmações durante a abertura do seminário Instrumentos para a avaliação da qualidade de gastos públicos, organizado pelo Tesouro em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV/Clear), o Fundo de Prosperidade do Reino Unido e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com Ana Paula, está em discussão dentro do governo federal a formulação de um sistema de avaliação de políticas públicas que deve integrar iniciativas dentro da administração pública. Segundo a secretária, esse sistema busca edificar “algo que seja perene voltado para essa preocupação de integrar iniciativas dentro do governo e avaliar políticas públicas”.

Fonte : ABAD    Autor : ABAD

 

Nossos parceiros



Singaro - Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia - Av. Guaporé- 3427 - Bairro Agenor de Carvalho - Porto Velho - RO
Nossos Telefones : (69) 3225 - 0171 / 3225 - 9323 - singaro.rondonia@hotmail.com


Desenvolvimento: Portalrondonia.com